Arigurte

Porto Velho avança na produção de banana, macaxeira, café e outras culturas

Capital tem registrado aumento constante na sua diversificada produção agrícola

A grande extensão territorial de Porto Velho, maior município de Rondônia, aliada ao trabalho de homens e mulheres do campo, com ações do poder público como a melhoria de estradas rurais, tem impulsionado a produção agrícola da capital. A cada ano, aumenta a colheita de grãos, assim como a de frutas, legumes e tubérculos.

No entanto, a grandeza de Porto Velho não está apenas em sua extensão, mas também em sua gente e sua diversidade, tanto cultural como produtiva. Segundo a pesquisa Produção Agrícola Municipal (PAM) referente a 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Porto Velho foi o município com a maior produção agrícola de lavouras temporárias e permanentes, totalizando 368 mil toneladas.

E isso com uma grande diversidade de produção. O destaque na agricultura familiar é na produção de banana, macaxeira e agora café, sendo importante fonte de renda para garantir o sustento das famílias. A pesquisa aponta ainda que Porto Velho lidera a produção de açaí, banana, coco da Bahia, limão, mandioca e melancia, sendo o segundo maior produtor de laranja, mamão, maracujá e abacaxi.

Porto Velho é o maior produtor de macaxeira do EstadoPorto Velho é o maior produtor de macaxeira do Estado

MACAXEIRA

Na produção de macaxeira, Porto Velho é o maior produtor do Estado. Foram 134.174 toneladas do tubérculo produzidas em 2023. Nos últimos anos, a capital tem produzido sempre acima de 100 mil toneladas ao ano. O Estado produziu 375.533 toneladas, sendo a capital responsável por um terço de toda a produção.

BANANA

Já com o plantio da banana, Porto Velho está liderando a produção nas últimas duas safras. Foram 19.135 toneladas em 2022 e mais 21.416 toneladas em 2023. A área plantada do fruto também teve um aumento, saindo de 2.365 hectares para 2.647. Graças ao crescimento da produção na capital, Rondônia está em 3º lugar no Norte do Brasil na produção de banana, com 83.057 toneladas.

CAFÉ

Porto Velho é o município rondoniense que mais produz melanciaPorto Velho é o município rondoniense que mais produz melancia

O café também é uma cultura com muita presença na agricultura familiar e que tem se expandido no município, especialmente nas regiões dos distritos de União Bandeirante e Rio Pardo. Em 2022, a safra em Porto Velho foi de 4.330 toneladas. Em 2023, foram 10.061 toneladas, um crescimento de 132%. A área plantada saiu de 2.150 hectares para 3.640 hectares, crescimento de 70%.

MELANCIA

Porto Velho é o município rondoniense que mais produz melancia, impulsionado pela grande produtividade do baixo Madeira, com destaque inclusive para o distrito de Nazaré, que realiza anualmente a Festa da Melancia. Foram de 4.700 toneladas de melancia colhidas no ano passado no município.

ARROZ E MILHO

Na capital foram 73.125 toneladas de milho colhidas em 2023Na capital foram 73.125 toneladas de milho colhidas em 2023

Com o avanço da plantação de soja, com Porto Velho já liderando a produção do grão em Rondônia, atingindo 181.812 toneladas na safra 2022/2023, as culturas do arroz e milho também ganham projeção no município, pois muitas áreas na entressafra da soja recebem milho ou arroz.

Na safra de 2022, o arroz registrou 13.250 toneladas na capital. Já em 2023, foram 13.260 toneladas colhidas. Mesmo com um pequeno crescimento, a capital saiu da quarta para a terceira posição entre os municípios que mais produzem o arroz no Estado.

Já o milho teve safra de 83.932 toneladas em 2022, sofrendo uma redução em 2023 para 73.125 toneladas, fator explicado pelas variações de plantio, que ocorreram nos ajustes de safra da soja.

Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Leandro Morais/ Wesley Pontes/ SMC

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe

Almi Coelho

Almi Coelho

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br