20 de setembro de 2024

Reunião no MPRO destaca ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Rondônia

Facebook
Twitter
WhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (17/5), no prédio-sede do Ministério Público de Rondônia (MPRO) em Porto Velho, foi realizada uma reunião da Rede Lilás com a participação de diversas entidades, incluindo além do MP, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, a Assembleia Legislativa de Rondônia, o Coletivo Pró-Mulher, a Polícia Técnico-Científica (Politec), o Sebrae e a Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social de Rondônia (SEAS); também participaram os Conselhos, Estadual e Municipal, e de Direitos das Mulheres.

O Promotor de Justiça André Almeida, responsável pelo Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT), e a Promotora de Justiça Tânia Garcia, responsável pela promotoria que combate a violência doméstica e o feminicídio no MPRO, também estiveram presentes.

A reunião, parte do calendário ordinário da Rede Lilás, teve como objetivo discutir pontos estratégicos para o enfrentamento da violência contra as mulheres neste momento do ano. “Um dos principais pontos é a construção integrada da pauta referente ao Agosto Lilás, e de várias outras entregas de trabalho dos grupos que foram organizados pela coordenação da rede”, disse a Promotora de Justiça Tânia Garcia.

Durante o encontro, a Promotora enfatizou também a importância da reunião para discutir estratégias no enfrentamento da violência contra as mulheres, destacando a construção integrada da pauta para o Agosto Lilás e a organização de várias entregas de trabalho dos grupos coordenados pela rede.

Enfrentamento da Mortalidade Materna – A representante da Associação de Ginecologia Obstétrica de Rondônia, Ida Peréa, anunciou a realização do Fórum Estadual de Enfrentamento da Mortalidade Materna, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Fernando de Figueiras. O evento ocorrerá em 29 de maio, no auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero). Envolve a implementação de políticas e programas de saúde voltados para a prevenção e tratamento de complicações durante a gravidez, parto e pós-parto. Peréa destacou que o Brasil tem o compromisso de reduzir a mortalidade materna para menos de 30% até 2030, um objetivo que requer esforços significativos, considerando os índices atuais.

A auditora de controle externo do Tribunal de Contas de Rondônia e representante da Rede Lilás, Rosemar Francelino, destacou a importância das reuniões bimestrais da rede para discutir o plano de ação estabelecido em 2023 e executado em 2024. Ela ressaltou temas como a criação de fluxos e procedimentos, capacitação das mulheres em situação de violência, monitoramento de dados e fortalecimento das redes municipais.

Orçamento sensível a gênero – O evento também tratou da necessidade dos órgãos criarem um orçamento destinado especificamente ao enfrentamento da violência contra a mulher, em que cada órgãos pode priorizar na sua agenda alguma ação que trate do enfrentamento da violência contra a mulher.

Rede Lilás – Criada para promover a articulação entre os diversos órgãos e instituições governamentais e não governamentais, que oferecem proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres, visando garantir a integração operacional que proporcione atendimento integral e proteção efetiva às mulheres em situação de violência.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br