19 de setembro de 2024

COMISSÃO DE PAIS ENTREGA MINUTA DO DECRETO MUNICIPAL “CRIANÇA PROTEGIDA” À PREFEITA DE ARIQUEMES

Facebook
Twitter
WhatsApp

O documento traz ações práticas no âmbito municipal para promover a proteção integral psicológica e sexual das crianças e adolescentes.

Na manhã desta terça-feira (30), a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, recebeu, na Associação dos Pecuaristas, a visita de uma comissão composta pelas representantes da Associação Mulheres do Agro Rondoniense, Adeline Prestes da Cunha e Andercéia de Mazzi Dias; pelo Diretor Executivo da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia, Victor Paiva; pela Conselheira Tutelar de Ariquemes, Lucilene Barros; pela jornalista Líbia Albuquerque; e pela empresária Telma Aguedacor. A comissão entregou à chefe do Executivo a minuta do Decreto Municipal “Criança Protegida”, que reúne as principais normas constitucionais e legais com o objetivo de definir ações práticas no âmbito municipal para a efetiva proteção da integridade psicológica e sexual de crianças e adolescentes.

Na prática, o documento proíbe outdoors pornográficos ou com imagens de violência; determina que escolas e serviços de saúde sejam mais transparentes com as famílias sobre os conteúdos a serem ministrados para crianças e adolescentes; estabelece que os servidores públicos municipais não poderão favorecer ou criticar religiões enquanto estiverem no exercício de suas funções; prevê que as famílias sejam respeitadas pelos servidores públicos em seus valores e crenças, inclusive no que se refere a seus filhos menores; autoriza as escolas a apresentarem temas morais ou religiosos a alunos menores, desde que obtenham prévia autorização das famílias dos alunos; e proíbe materiais didáticos com conteúdo que viole leis protetivas da infância.

O modelo de decreto foi construído pelo Dr. Guilherme Schelb, procurador da República em Brasília, mestre em Direito Constitucional e especialista em Segurança Pública, Infância e Educação. Ele também foi Promotor de Justiça da Infância em Brasília de 1992 a 1995 e é Coordenador Nacional da Rede Nacional de Proteção da Infância e fundador dos projetos “Cidadania em Quadrinhos” e “Segurança nas Escolas”. Os municípios de Botucatu (SP) e Gaspar (SC) já implementaram o decreto com sucesso.

A prefeita Carla Redano agradeceu a sugestão levada pela comissão e disse que está disposta a publicar o decreto, tão logo seja analisado pela Procuradoria Geral do Município.

Por Evanildo Santos

Compartilhe

Picture of DANIEL BARBOSA FONSECA

DANIEL BARBOSA FONSECA

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br