Essas informações são fundamentais para assegurar a transparência na Saúde Pública.
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos) solicitou ao Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), informações detalhadas sobre o sistema de regulação de leitos, cirurgias ortopédicas e sobre a aquisição de material cirúrgico para a realização dessas intervenções, no âmbito do Hospital João Paulo II. O objetivo da solicitação é instrumentalizar a atividade fiscalizatória e propositiva da Assembleia Legislativa em relação à grande quantidade de pacientes que aguardam nos leitos a realização de cirurgias ortopédicas.
Diversas demandas de pacientes à espera de cirurgias ortopédicas no Pronto Socorro João Paulo II têm chegado com frequência ao gabinete do parlamentar. Profissionais de saúde também relataram a falta de diversos materiais, como ataduras, compressas, campos operatórios, entre outros, o que dificulta o pronto atendimento aos pacientes internados.
O parlamentar solicita informações detalhadas sobre o funcionamento do sistema de regulação de leitos e cirurgias ortopédicas, os critérios para encaminhamento de pacientes à referida unidade de saúde e às urgências, bem como o cadastro dos pacientes no Sistema de Regulação. Além disso, solicita informações sobre o funcionamento da central de regulação de leitos, se todas as unidades de saúde estão cadastradas junto ao Sistema de Regulação da Sesau, e se há alguma empresa responsável pelo sistema, incluindo seus dados como CNPJ, endereço, representantes e cópia do contrato celebrado, juntamente com seus aditivos. Ele também pede informações sobre os profissionais que atuam no sistema de regulação de leitos, a forma de contratação desses profissionais e quantos pacientes foram submetidos a procedimentos cirúrgicos ortopédicos nos últimos noventa dias.
Alan Queiroz ressalta a importância do repasse dessas informações, pois o maior prejudicado é o povo rondoniense. “É nosso dever fiscalizar se os recursos repassados para o investimento na área da saúde estão sendo aplicados corretamente. Devemos buscar maiores esclarecimentos sobre este assunto para promover melhorias para a população do estado. O fornecimento dessas informações é essencial para garantir a transparência na nossa comunidade”, concluiu o parlamentar.
A prestação de informações sobre este assunto é de extrema importância e indispensável, pois assegura a transparência na aplicação dos recursos financeiros em saúde, provenientes dos contribuintes rondonienses. Dessa forma, é possível garantir que cada recurso seja investido de maneira eficiente, visando a melhoria dos serviços de saúde. A divulgação de dados sobre gastos, projetos e resultados permite à população acompanhar a utilização dos recursos, promovendo uma gestão pública alinhada com os interesses da comunidade.
Texto: Jorge Fernando | Foto: Antônio Lucas