22 de junho de 2024

ADUNIR CELEBRA O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM DEBATE

Facebook
Twitter
WhatsApp

No dia 20 de novembro, comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência ao dia em que Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, o maior da história do Brasil e é um dos maiores símbolos da resistência negra em nosso país. A data celebrativa, mesmo antes de ser instituída pela Lei 12.519/2011, já era comemorada entre o Movimento Negro em todo o país há décadas. Recentemente o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgou que Rondônia é o 2º estado do país com os maiores índices de práticas racistas do Brasil, onde o número de denúncias do crime de racismo aumentou 41% em um ano, enquanto os de injúria racial cresceram 9%.

Para a prof.ª Drª Marilsa Miranda de Souza, presidente da ADUNIR, e coordenadora da atividade, o debate visa “celebrar a data e ao mesmo tempo ser espaço de discussão sobre os 500 anos de resistência negra, indígena e popular, sua atualidade e a necessidade de seguir denunciando as práticas de racismo e a opressão cotidiana”.

A luta contra o racismo e a opressão será tema de uma mesa de debate, promovida pela Associação dos Docentes da Universidade Federal de Rondônia – ADUNIR – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes. Os palestrantes e debatedores, figuram como os principais pesquisadores sobre a temática em Rondônia, além de terem papel de destaque nos diversos espaços de organização social, política e cultural dos diversos povos afro-brasileiros: Prof. Dr. Marco Antônio D. Teixeira – Departamento de História/UNIR; Prof.ª. Drª. Cledenice Blackman – Departamento de Ciências da Educação/UNIR e Prof. Me. Uilian Nogueira Lima – NEABI/IFRO.

O evento ocorrerá no dia 20 de novembro (segunda-feira), a partir das 19h, na sala espaço banzeiros, situada na rua José do Patrocínio, nº 110 – Centro, Porto Velho – RO. A atividade é aberta a toda comunidade acadêmica e aos interessados em debater e aprofundar esta temática.

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br