As previsões de moda para 2024, segundo o Pinterest, indicam uma temporada marcada pela expressão de identidade e ousadia. Em um cenário no qual a individualidade e a criatividade são altamente valorizadas, as novas tendências procuradas no momento revelam uma forte inclinação para looks maximalistas, referências aos anos 1990 e 2000, e estilos que fogem do convencional.
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Como prova, a plataforma de compartilhamento de fotos divulgou o aumento da procura por alguns termos fashionistas na rede social em comparação a abril do ano passado ao mesmo mês neste ano.
Estilos e peças mais procuradas no Pinterest
Nesta temporada, a moda confortável se destaca com um aumento expressivo na busca por termos como “mulher tomboy” (+3.900%) e “looks folgados” (+290%). Camisas oversized (+175%), vestuário de couro (+470%) e os famosos estilos rock and roll (+1.050%) e new wave dos anos 1980 (+135%) também prometem ser protagonistas daqui para frente.
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Com a volta dessas peças e estéticas aos holofotes, o público procura fugir do convencional para exibir a própria personalidade sem medo. Personalidades como Billie Eilish e Luísa Sonza já são adeptas de algumas dessas tendências.
Luísa Sonza retornou o estilo country com peças de couro na indústria musical
O “corporativo chique” (+950%) tem sido procurado por pessoas que encontram inspiração no dress code formal do ambiente de trabalho, mas que querem também uma mistura de elementos retrô, contemporâneos e outros até sexy.
A estética incorpora coletes e saias (+160%), além de blazers de batike (+280%), o que justifica ainda a alta busca pelas peças na rede social, com o objetivo de compor looks que equilibram profissionalismo e modernidade.
O CLTcore foi uma das tendências do ano passado
Já as buscas por “looks futuristas” dispararam para 6.030%, o que reflete uma tendência crescente por estéticas que exploram inovação. Ainda na linha futurista, os tênis prateados (+200%) também ganharam destaque.
Para quem curte um toque de cor, o verde-limão (+460%) é a aposta do momento. A tonalidade enérgica tem dominado as passarelas, as ruas e as telas na web. Marcas como Gucci e Valentino, além de personalidades influentes como Marina Ruy Barbosa, Kendall e Kylie Jenner, e as fashion titkokers Vitoria Fiore, Lelê Burnier e Malu Borges, já são adeptas da tendência.