19 de setembro de 2024

EUA: Piloto brasileira morre em acidente de avião ao combater incêndio

Facebook
Twitter
WhatsApp

A piloto Juliana Turchetti, de 45 anos, primeira brasileira a voar turboélice nos Estados Unidos, morreu na quarta-feira (10) em um acidente aéreo enquanto realizava operação de combate a um incêndio florestal, próximo à cidade de Helena, em Montana (EUA).

O que aconteceu
Informação foi confirmada por Leo Dutton, xerife do condado. O acidente aconteceu por volta das 12h10, no momento em que três aviões-tanque monomotores estavam pegando água para apagar os focos de incêndio. O primeiro avião fez um voo bem-sucedido, mas o segundo avião, no qual Juliana estava sozinha, atingiu supostamente um banco de areia e se despedaçou na água, conforme relatou o agente ao site Daily Montanan.

Barcos de busca e salvamento foram acionados. O corpo da piloto brasileira foi encontrado por volta das 17h. “Estava enchendo e então, de repente, não sei se ele pegou uma onda ou o que ele fez.

Governadores de Montana e Idaho lamentam morte de piloto. Greg Gianforte e Brad Little, respectivamente, disseram, em comunicado conjunto, que ficaram “profundamente tristes” ao saber da morte da brasileira.

Nossos primeiros socorristas e bombeiros florestais arriscam suas vidas para responder rapidamente às ameaças e proteger nossas comunidades. É um verdadeiro ato de bravura correr em direção ao fogo. Nós nos juntamos a todos em oração pela família e amigos do herói caído durante este momento trágico.

Trecho do comunicado

O NTSB (Conselho Nacional de Segurança nos Transportes) e o FAA (Administração Federal de Aviação) irão investigar o caso.

Tratada como heroína. Natural de Contagem (MG), Juliana é considerada a primeira piloto brasileira a voar um turboélice e um FireBoss nos Estados Unidos. Os três FireBoss que realizavam a operação pertencem a uma que trabalha para o USDA (Serviço Florestal dos Estados Unidos, na tradução livre). Até o momento, o USDA não se manifestou oficialmente sobre o acidente.

O acidente teria ocorrido enquanto Juliana durante a manobra de “scooping” ou reabastecimento de água. Nessa manobra, o avião sobrevoa rio ou represa, recolhe a água e volta novamente para o combate ao incêndio.

Como profissional, procurou constantemente demonstrar ao mundo a importância da aviação agrícola na vida de todas as pessoas. Aliás, apresentou a todos o que o setor tem de melhor. Juliana atuou como uma heroína, o que foi reconhecido inclusive pelas autoridades norte-americanas. E é assim todo o setor aeroagrícola brasileiro vai se lembrar para sempre dela.

Nota do Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola do Brasil)

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br