O requerimento de indicação foi assinado, publicado e encaminhado pela Presidência da Câmara Federal à Presidência da República
O deputado federal Thiago Flores (MDB), através de requerimento, enviou uma indicação à Presidência da República, com sugestões de medidas urgentes na concessão de rebate das operações de créditos rural de custeio contratadas no âmbito do PRONAF, adquiridos por criadores de gado da região norte, cujos empreendimentos estão sendo prejudicados em razão da defasagem do preço do gado na região. No documento de oficial Thiago Flores relata que os empréstimos foram contraídos na alta do preço do boi, e agora, com a defasagem do preço e considerando todos os custos de produção necessários até a venda do bovino, é de se esperar que os produtores não obtenham lucro com a comercialização, impossibilitando assim o cumprimento efetivo de suas obrigações contratuais, levando-os a situações de inadimplência.
“Precisamos de ações imediatas para amenizar os prejuízos que os criadores de gado estão tendo. Essa concessão de rebate nas operações de crédito rural de custeio contratadas no âmbito do PRONAF, semelhante ao Decreto 11.530, 16 de maio de 2023 que beneficiou, neste sentido, a região Sul do país, pode ajudar muito os produtores de Rondônia”, reiterou o deputado federal Thiago Flores.
Conforme os trâmites legislativos praticados pela Câmara Federal, o parlamentar solicita ao Presidente da Câmara que encaminhe a indicação à Presidência da República. O requerimento de Thiago Flores foi assinado, publicado e encaminhado pelo Presidente Arhur Lira na última semana.