Um número alarmante de cristãos parece não ter estabilidade espiritual. Muitos são “levados por todo vento de doutrina, pela astúcia dos homens, pela astúcia em maquinações enganosas” (Efésios 4:14). Outros carecem de pureza moral.
Muitos são movidos por suas emoções, em vez de pensamentos sólidos. Cada vez mais, terapeutas e psicólogos estão substituindo pastores e professores bíblicos como heróis da fé. Embora ainda proclamemos um Deus soberano e todo-poderoso, nossa conduta frequentemente desmente nosso credo.
Apesar de nossas inconsistências, o poder de estabilidade espiritual é nosso em Cristo, ao permitirmos que o conhecimento de Sua vontade controle nossas vidas. Paulo descreve a operação desse poder em Colossenses 1:11. Lá, as palavras gregas traduzidas como “fortalecido” e “poder” falam de um poder inerente que dá a alguém a habilidade de fazer algo.
A frase “de acordo com” indica que o poder para estabilidade espiritual é proporcional ao suprimento abundante de Deus – e é inesgotável! O grego literal diz que você está sendo “fortalecido com todo o poder, de acordo com o poder da Sua glória”. Esse pensamento é semelhante a Filipenses 2:12-13, onde Paulo diz que o poder para operar sua salvação vem de Deus, que está operando em você para desejar e trabalhar para Sua boa vontade.
Em Colossenses 1:11, o resultado da capacitação de Deus é “o alcance de toda perseverança e paciência”. “Perseverança” fala de firmeza em relação às pessoas; “paciência” fala de perseverança em relação a coisas ou circunstâncias. Quando você é firme e paciente, você é espiritualmente estável. Suas respostas são bíblicas, ponderadas e calculadas; não mundano, emocional ou descontrolado. Você suporta provações porque entende os propósitos de Deus e confia em Suas promessas.
Paulo disse: “Seja forte no Senhor e na força do seu poder” (Efésios 6:10). Isso é possível quando você confia em Deus e confia no poder infinito que é seu em Cristo.
Talvez você conheça alguém que está lutando contra a instabilidade espiritual. Ore por ele ou ela e peça a Deus que o use como fonte de encorajamento.
Fonte: https://www.opregadorfiel.com.br/2021/02/alcancando-estabilidade-espiritual.html