O Médico Veterinário Fernando Santos – Gerente Nacional de vendas da Syntec alerta sobre os problemas que surtos de doenças entéricas podem trazer aos produtores. “Quando há um surto nas granjas, o Brasil se torna alvo de investigação e suspensão da exportação de carne suína. Isso causa um grande prejuízo aos produtores que deixam de ganhar com as vendas e ainda precisam desembolsar altas quantias para o tratamento dos animais.”
De acordo com o veterinário, a salmonelose está entre as grandes vilãs da produção de suínos nos últimos tempos. Esse problema pode apresentar variadas manifestações, desde brandas e sem sinais clínicos, chegando à enterite aguda ou crônica que, em casos mais graves, pode levar a quadros de septicemia.
Outro problema muito comum e que causa sérios prejuízos às granjas é a ocorrência de doenças causadas pela bactéria Escherichia Coli, sendo que a mais comum, e grave, é a colibacilose. “Essa enfermidade atinge, principalmente, suínos jovens. Sua transmissão acontece pela ingestão de bactérias de origem materna e ambiental. Os principais sintomas são diarreia aquosa e amarelada. É preciso muita atenção, pois o curso da doença é rápido, o que causa desidratação e morte em curto espaço de tempo”, explica o especialista.
Apesar de graves, as doenças entéricas em suínos têm tratamento. A Syntec do Brasil desenvolveu e disponibiliza, em seu amplo portfólio, Flobiotic ® antibiótico a base de Enrofloxacina 10% e o Sulfatrox®, com Sulfadiazina e Trimetoprima, neste contamos com dois ativos que exercem ação sinérgica responsável por um efeito bacteriano forte e potente, diminuindo a possibilidade de resistência ao medicamento.
Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais.
Mais informações: www.syntec.com.br