AUTOR: SALINANILT
O presidente do PSDB em Rondônia era Fabricio Jurado, que passou a ser o secretário-geral do partido
Se havia alguma dúvida sobre em qual partido estava o prefeito de Porto Velho, agora está sanada. Ele comanda o ninho tucano
Esta semana está marcada por acontecimentos que estremecem os bastidores políticos em Rondônia. A novidade do dia é sobre o diretório estadual do PSDB, que agora é presidido pelo prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves. Houve rumores de que Hildon teria ingressado no União Brasil e que sua ficha de filiação teria sido perdida, mas agora está claro que ele oficialmente nunca deixou o ninho tucano.
Outro ponto importante é que Hildon Chaves assumiu também a presidência da Federação Partidária PSDB-Cidadania. A nomeação é assinada pelo presidente nacional do PSDB, Marcone Perilo. Isso quer dizer que o PSDB e o Cidadania caminham juntos nas eleições municipais deste ano, para eleger um número maior de vereadores e prefeitos.
Fabricio Jurado, que era o presidente estadual do PSDB, passou a ser o secretário geral do partido em Rondônia, e também passou a ser o secretário-geral da Federação PSDB-Cidadania.
Também há uma nova composição para o diretório do PSDB em Porto Velho. O presidente agora é Cleberson Paulo Pacheco, e o secretário-geral é Devonildo de Jesus Santana.
Na prática, está configurado que Hildon Chaves tem o controle total do partido, e agora ele demonstrou mais força, comandando a Federação PSDB-Cidadania. Na composição da federação, 70% dos membros são do PSDB e 30% do Cidadania.
O prefeito de Porto Velho também é presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), e com isso tem mantido constante contato com os demais prefeitos de Rondônia. Ele tem ido a praticamente todos os municípios, a serviço da associação, para ajudar no atendimento às demandas das prefeituras.
Agora ele também precisará fortalecer o PSDB em todos os município. Está em jogo não somente as eleições deste ano, mas também o apoio para as eleições de 2026. Hildon Chaves deverá ser candidato ao governo do estado, e para aumentar suas chances precisa do apoio do maior número possível de prefeitos. A Federação PSDB-Cidadania é um importante instrumento nesse contexto.
Na atual conjuntura política, grandes partidos trabalham para se tornar ainda maiores. O PSDB tem uma história política nacional, com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o Plano Real, a popularização da telefonia e outras grandes lideranças, como Franco Montoro e Mário Covas.
A grife do PSDB é muito boa, devido ao progresso que políticos de peso trouxeram ao Brasil, e, principalmente, devido à estabilização da moeda e da economia. Na época, falava-se do combate a dragão da inflação. Hildon deve explorar a grife e as melhorias proporcionadas a Porto Velho em sua administração.