22 de junho de 2024

Medidas de desenvolvimento agropecuário avançam na assistência técnica às famílias rurais

Facebook
Twitter
WhatsApp

Avançar com ações de sustentabilidade e tecnologia, refletindo diretamente na agricultura familiar de Rondônia, tornando-a mais competitiva no mercado nacional, é um dos objetivos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Rondônia (Emater/RO) para este ano, dando um novo direcionamento às medidas de desenvolvimento agropecuário, e consolidar ainda mais, o agronegócio familiar, considerada a atividade que mais vem crescendo nos últimos anos.

Os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) têm por princípio levar educação por meio das mais diversas tecnologias às famílias rurais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e concretizar o potencial empreendedor de quem trabalha a terra. A cada ano que se inicia, afinadas com as políticas públicas de governo, a Emater/RO traça ações e metas específicas com a finalidade de desenvolver atividades que venham ao encontro das necessidades dos agricultores, suas famílias e organizações, condensado no Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os serviços de assistência técnica e de extensão rural são fundamentais para o desenvolvimento da agricultura familiar e fortalecimento da economia local. “As ações desenvolvidas durante o ano de 2023 focaram em um atendimento de Ater inovador, com inserção de ferramentas tecnológicas, como: novos computadores, drones, tablet, softwares atualizados e aplicativos, que deram mais agilidade aos serviços e possibilitaram orientações técnicas eficientes, sempre levando a campo conhecimentos técnicos e políticas públicas de desenvolvimento nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal),”ressaltou.

Os serviços de Ater são fundamentais

Esse fortalecimento nos serviços de Ater permitiram maior eficácia no cumprimento das metas preestabelecidas dentro do orçamento previsto, superando as expectativas e levando para um resultado acima do esperado, com injeção de mais de 1,2 bilhão de reais em renda bruta no Estado.

Além da assistência, o Governo tem garantido ainda, a distribuição de mudas de qualidade, como o café e cacau clonal, e viabilizado o transporte de calcário para melhor atender o setor produtivo. Para o ano de 2024, o foco dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural estarão voltados ao desenvolvimento rural com sustentabilidade, tecnologia e incentivo ao agronegócio familiar, que nos últimos anos tem sido o carro-chefe da economia nos estados brasileiros. Para isso serão desenvolvidas ações de fortalecimento à família rural, proporcionando aumento de renda, dignidade e melhoria da qualidade de vida no campo.

Segundo o presidente da Emater/RO, Luciano Brandão o Proater é o programa que consolida as ações que serão levadas ao público beneficiário, seja ele de base familiar, não familiar, quilombolas, indígenas, assentados de reforma agrária, populações tradicionais, pescadores artesanais e extrativistas; por meio das 85 unidades operacionais distribuídas nos 52 municípios de Rondônia. “São ações apresentadas pelo Governo para que a assistência técnica seja desenvolvida de forma eficaz para os agricultores familiares”, destacou.

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br