16 de junho de 2024

Ministério Público e Polícia Federal deflagram “Operação Alcance 2”

Facebook
Twitter
WhatsApp

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), com o apoio operacional da Polícia Federal, deflagrou na data de hoje (12/4/2024) a Operação ALCANCE 2, nas cidades de Porto Velho e Ouro Preto do Oeste/RO, com a finalidade de dar cumprimento a 14 (catorze) mandados de busca e apreensão, 1 (um) afastamento de cargo público e medidas assecuratórias de bens móveis, imóveis, direitos e valores no valor total de R$ 212.401.567,11 (duzentos e doze milhões, quatrocentos e um mil, quinhentos e sessenta e sete reais e onze centavos), todos expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO).

A investigação foi iniciada e conduzida pelo próprio MPRO, em face do suposto envolvimento de uma de suas integrantes nos fatos objeto da ação penal 7037062-31.2021.8.22.0001 (Operação Alcance/Aysha), resultado de trabalho investigativo realizado pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência Regional da Polícia Federal em Rondônia (DRE/SR/PF/RO), que apura a prática de crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro oriundo do comércio ilícito de entorpecentes.

Foi requerida pelo MPRO e autorizada pelo TJRO a instauração de Procedimento Investigatório Criminal (PIC) visando apurar possível prática delituosa supostamente cometida com a participação de integrante do MPRO, a princípio definida como lavagem de dinheiro (art. 1º da Lei 9.613/1998), tendo outras pessoas como supostos coautores ou partícipes.

O objetivo da operação é colher novos elementos probatórios para instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC) em curso no MPRO, sob a autorização e supervisão judicial, que apura, entre outros, os crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa. A pedido do Ministério Público, a integrante da Instituição foi afastada preventivamente do cargo, pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias.

Os mandados estão sendo cumpridos simultaneamente em Porto Velho/RO e Ouro Preto do Oeste/RO, envolvendo um efetivo aproximado de 75 (setenta e cinco) pessoas, entre Procuradores de Justiça, Promotores de Justiça, Delegados, Agentes e Escrivães das Polícias Civil e Federal e servidores do quadro administrativo do MPRO.

O nome atribuído à operação é referência ao desdobramento da Operação Alcance/Aysha, deflagrada pela Polícia Federal em setembro de 2021, da qual resultou a notícia aportada na Ouvidoria-Geral do MPRO, ensejando a apuração ministerial que, por sua vez, desaguou na descoberta de fatos até então desconhecidos.

Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br