16 de junho de 2024

Novo nome na política: Juíza aposentada Euma Tourinho é apresentada como pré-candidata do MDB à Prefeitura de Porto Velho

Facebook
Twitter
WhatsApp

Neta do saudoso Euro Tourinho, a magistrada aposentada nunca disputou um cargo político  nem militou em partidos, por isso  sua entrada na disputa é avaliada como uma grande novidade nas eleições municipais

Euma Tourinho e o avô, o saudoso  Euro Tourinho, durante solenidade na Assembleia Legislativa de  Rondônia

Porto Velho, Rondônia – O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) apresentou oficialmente sua candidata para concorrer à Prefeitura de Porto Velho nas próximas eleições municipais. Em uma cerimônia realizada na sede do partido, a juíza de Direito  aposentada Euma Tourinho assinou sua ficha de adesão e foi confirmada como representante do partido para a corrida eleitoral em outubro.O presidente do diretório municipal, Williames Pimentel, conduziu a reunião em que a neta do pioneiro portovelhense Euro Tourinho foi apresentada como pré-cadidata. Ela estava acompanhada do seu pai, Euro Tourinho Filho, emedebista desde 1999 e primeiro reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Na ocasião, Euma  destacou o  amor por sua cidade, Porto Velho,  e falou sobre progresso, desenvolvimento, combate às desigualdades, respeito às minorias e outros temas que fazem parte das preocupações de “alguém que sonha em comandar sua terra natal e melhorá-la”, como ela própria se definiu. A pré-candidata criticou a divisão radical que está ocorrendo na  política e elogiou o MDB, “por ser um partido preocupado com a união e não com extremismos”.

Euma Tourinho, ex-juíza e ex-presidente da Associação dos Magistrados de Rondônia, destacou seu compromisso com temas como progresso, desenvolvimento, combate às desigualdades e respeito às minorias, enfatizando sua ligação com a cidade e sua determinação em melhorá-la.

Durante a coletiva de imprensa, a pré-candidata discutiu suas ideias e visão para Porto Velho, além de abordar questões familiares e políticas. Ela criticou a polarização na política atual e elogiou o MDB por sua preocupação com a união e moderação.

A magistrada aposentada nunca disputou um cargo político  nem militou em partidos, por isso  sua entrada na disputa é avaliada como uma grande novidade nas eleições municipais.

QUEM É EUMA TOURINHO

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Araraquara-SP,  Euma Tourinho dedicou 25 anos de sua vida ao Tribunal de Justiça de Rondônia.

Ela possui especializações em Direito Constitucional pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO, e em Direito Constitucional Aplicado pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus, Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), na Escola Superior de Defesa, Constelação Familiar, além de obter um MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas-FGV.

Em 1999, ingressou como juíza de Direito no TJRO, iniciando uma carreira marcada por grandes conquistas. Ao longo dos anos, foi juíza substituta na capital, sendo promovida todas as vezes por merecimento, para as Comarcas de Espigão do Oeste, Cacoal e retornando para a capital.

Também foi juíza de direito em Jaru, atuou na Turma Recursal e no Tribunal de Justiça, por convocação. Ocupou cargos de destaque, incluindo a titularidade da Vara de Proteção à Infância e Juventude, foi juíza auxiliar da presidência no biênio 2018/2019 e presidente eleita e reeleita para a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (AMERON).

Sua atuação ultrapassou as fronteiras das funções judicantes, abrangendo atividades administrativas em comissões voltadas para a otimização dos processos judiciais, como o Comitê Técnico Gestor do Sistema Eletrônico de Execução Unificado, a Central de Conciliação de Precatórios, a Coordenadoria da Infância e da Juventude, Juíza Auxiliar da Presidência do TJRO, Comitê Técnico Gestor do Sistema Eletrônico de Execução Unificado, Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, Sistema dos Juizados Especiais e do Programa Justiça Rápida Itinerante, dentre outras.

Euma Tourinho foi agraciada ao longo de sua carreira com importantes reconhecimentos, destacando-se o Voto de Louvor da Câmara Municipal de Porto Velho em 2019, a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados em 2018, a Medalha do Mérito Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia (ALE-RO) em 2017 e a Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira do Governo do Estado de Rondônia em 2014. Além de seu papel como juíza, ela assumiu funções de liderança e representatividade, sendo a primeira mulher a presidir a Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron) desde 2020, evidenciando sua habilidade de liderança e seu compromisso com a valorização e defesa dos interesses da magistratura.

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br