19 de dezembro de 2025

PARA SUPORTAR A AFLIÇÃO

Facebook
Twitter
WhatsApp

O salmista diz: “Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR de todas o livra”! Deus não distingue seu povo dos não cristãos eximindo-o de aflição! Ele o distingue fazendo com que todas as aflições — operem para o seu bem espiritual e sua libertação eterna (Rm 8.28)! Mas como devemos reagir a aflições para garantir que nos submetamos a ele em tempos de aflição? Não pensemos apenas em perseguição, mas também em luto, acidentes, doenças físicas, depressão, desemprego, contratempos, abuso ou qualquer outra dificuldade. Qualquer uma dessas coisas pode nos fazer gemer e nos levar a perguntar: “Por quê?” ou “Por que eu?”. O que quer que Deus esteja fazendo para nós, é sempre em nosso bem-propósito supremo! Em Cristo, Deus está fazendo com que todas as coisas trabalhem juntas para o bem daqueles que o amam!

A reação bíblica é submissão: “Senhor, o que devo eu fazer? Como devo reagir para te agradar e para a tua glória?” A fé é a chave para reagir fielmente à aflição. Hebreus 11 é o “hall da fé”! A lista de nomes da Bíblia não é uma lista extensa; representa aproximadamente o potencial ilimitado da fé. O que é fé? “Prova da fé”! A fé nos orienta a nos confiarmos a Deus! A fé é exercida num contexto de dificuldade. Cada reação correta à aflição se fundamenta na fé. A fé é reforçada na aflição. Vamos tomar uma ilustração disso em Hebreus 11. Os cristãos hebreus enfrentaram aflições similares e difíceis. Para encorajá-los a perseverar com Cristo, o apóstolo apontou para os santos do Antigo Testamento como exemplos. Aqui encontramos um espectro amplo de aflições, todos foram vitoriosos!

Como Noé conseguiu suportar a zombaria dos ímpios poucos antes do dilúvio (Hb 11.7)? Como você pode sobreviver espiritualmente numa cultura ímpia da nossa sociedade sem Deus, da mesma forma que Enoque? A fé em Cristo precisa ser uma parte viva de sua vida. “Se Deus é por nós, quem o será contra nós?” (Rm 8.31)?

Como Abraão conseguiu deixar sua terra natal, sem saber para onde o Senhor o estava conduzindo (Hb 11.8)? Deus o está guiando por um caminho desconhecido? Como você está reagindo a essa realidade?

Como Abraão, pela fé no Senhor que “guia pelo caminho em que deves andar” (Sl 32.8)!

Como os pais de Moisés conseguiram firmar-se diante da ira do Faraó (Hb 11.23)? Como podemos nos levantar contra tendências imorais da nossa cultura infanticida e obedecer a Deus e não ao homem? Apenas pela fé no Senhor!

Como Moisés conseguiu “sofrer aflições com o povo de Deus” e resistir à tentação dos tesouros e prazeres do Egito (Hb 11.25)? Da mesma forma que ele rejeitou a mulher sedutora. Pela fé, recusou o prazer do Egito (Gn 39.9). Pela fé, valorizara a “repreensão de Cristo” mais do que os tesouros e prazeres do Egito e vira aquele “que é invisível” (Hb 11.27).

Hebreus 11 menciona que os cristãos também enfrentaram outros perigos (Hb 11.27-30): Eles “fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo” (Hb 11.33ss). Como? Esses cristãos não tinham armas ou exércitos. Fizeram isso simplesmente pela fé. Não que a fé em si seja uma “poção mágica” que opera forças físicas ou até mesmo psicológicas. A fé conecta o alma deles com Cristo (2 Co 12.10)! Por causa de seu Filho, Deus coloca todas as coisas sob os pés de Cristo (Ef 1.22). Ele também renova e santifica os cristãos, preparando-os e preservando-os para a glória.

Cristo foi Vitorioso (Jo 5.4-5)! Por isso, suportam “tudo por meio de Cristo” (Fp 4.13).

Se estiver aflito, mas ainda não for cristão, você está em grande perigo! A aflição temporal é uma prelúdio à aflição eterna. Sua aflição é um chamado ao arrependimento e à fé. Para o cristão, a aflição também é um chamado para perseverar. Não tropece em descrença em sua aflição! “Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração” (Tg 5.13). Invoque o Senhor em meio à aflição.

Lembre-se que Cristo também “foi oprimido e humilhado” (Is 53.7). Continue “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz” (Hb 12.2). A melhor maneira de lidar com a aflição é pela fé em Cristo, que trocou sua cruz por uma coroa.

Compartilhe

Foto de Adriana Dias

Adriana Dias

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 99312-0274

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br