20 de junho de 2024

Programa Vencer começa maior temporada de capacitação gratuita dos rondonienses

Facebook
Twitter
WhatsApp

As primeiras turmas do Programa Vencer do Governo de Rondônia, já estão formadas e em plena atividade. A aula foi realizada na noite da segunda-feira (28), em Porto Velho, com cursos de mecânico de motocicletas, mestre de obras, eletricista de redes de distribuição de energia elétrica, eletricista industrial e costureiro industrial.

A titular da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, que acompanhou a aula inaugural, destacou a revolução que essa iniciativa fará na transformação de vidas, e que o Governo está trabalhando quanto ao incentivo da educação profissionalizante como política pública, a fim de dar dignidade à população e prosperidade para Rondônia.

A aula foi marcada pelo entusiamo dos participantes e gestores envolvidos

A aula foi marcada pelo entusiamo dos participantes e gestores envolvidos na iniciativa. “Esse é um momento de alegria, pois o Programa Vencer dá oportunidade para as pessoas mudarem a história de suas vidas, as habilitando ao mercado de trabalho ou para empreenderem. São oportunidades que muitos nunca tiveram na vida, além disso, os participantes ganham auxílio mensal de R$ 200, durante um ano, e ao final, um kit contendo ferramentas para começarem a trabalhar”, destacou a secretária.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação é uma das importantes ferramentas para que os participantes consigam ingressar com êxito no mercado de trabalho e para que o Estado siga, avançando com seus dados econômicos em todas as áreas. “Rondônia avança economicamente e para que este crescimento seja contínuo, é necessário que a população seja preparada para o mercado de trabalho”, pontuou.

OPORTUNIDADES

Além de Porto Velho, o polo de Vilhena também iniciou o funcionamento, com cursos de costureiro industrial e mecânico de refrigeração e climatização residencial. As primeiras turmas destes dois municípios contemplaram ao todo, 123 alunos. Outras turmas estão previstas para o dia 6 de maio.

Trata-se do início da maior temporada  de capacitação dos rondonienses. Lançado em janeiro deste ano, o Programa Vencer é desenvolvido no âmbito da Seas, e tem como objetivo capacitar, gratuitamente, para o mercado de trabalho, cerca de 10 mil pessoas, por ano, através de 45 cursos em 13 eixos tecnológicos.

EMPREGABILIDADE

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Social da Seas, Alany Gomes, os cursos ofertados foram definidos com base em pesquisa das necessidades do mercado de trabalho rondoniense.

Mãe e filha fazem curso do Programa Vencer

“Rondônia é referência nacional em empregabilidade, e com o Vencer avança na qualificação da mão de obra daqueles que estão em vulnerabilidade social. Os cursos ofertados são resultados do diagnóstico dos setores que mais precisavam de trabalhadores. Temos empresas esperando os concluintes dos cursos para contratarem”, explicou a coordenadora.

As aulas são ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Rondônia (Senai-RO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Rondônia (Senac-RO), contratados pelo Governo de Rondônia.

TRANSFORMAÇÃO 

No passado de cada participante do Programa Vencer está uma jornada de desafios e dificuldades, à frente, a esperança de dias melhores. É assim para Ruth Nunes, de 35 anos, e Nicole Priscila da Silva, 18 anos, mãe e filha escolheram o curso de mestre de obras.

“Era um curso que eu queria muito fazer, e como vi que podia ser duas pessoas da mesma família, inscrevi minha filha. O auxílio financeiro que faz parte é muito bom, mas sonho mesmo em ter uma boa profissão e um salário digno, e é isso o que o Governo de Rondônia está me proporcionando “, afirmou Ruth.

Já para Nicole, fazer o curso junto à mãe, é uma forma de apoio mútuo. “Fazemos tudo juntas, é uma motivação, uma ajuda a outra. Além disso, esse certificado terá um peso no mercado de trabalho para nós duas”, destacou.

Outro que está aproveitando a oportunidade dada pelo Vencer é Jeferson Luiz Lopes, de 47 anos. Casado e pai de cinco filhos, o portovelhense via no orçamento apertado de autônomo; na área da Construção Civil, um abismo de distância do sonhado curso de eletricista de redes de distribuição de energia elétrica.

Venezuelana foi alcançada pela fama de estado de oportunidades que tem Rondônia

“O Programa Vencer está proporcionando para mim, assim como outras pessoas carentes, sem condições de pagar um curso, que não é barato; a oportunidade de se profissionalizar de forma gratuita. Com a formação nessa área que escolhi, é difícil ficar desempregado”, enfatizou.

A fama que Rondônia é o estado das oportunidades atravessou  fronteiras e alcançou a venezuelana Franci Josefina Cova, 49 anos. “O Programa Vencer é a oportunidade que eu estava esperando para me transformar em costureira industrial. Meu sonho desde criança quando via minha mãe costurar, e o Governo de Rondônia está fazendo isso por mim. No meu país, eu era pedreira, passei muitas necessidades, que me fizeram querer sair de lá e chegar até Rondônia, pois me disseram que aqui tem muitas oportunidades. Eu encontrei a minha e tenho disposição para vencer. Eu agradeço de coração”, ressaltou.

PROGRAMA VENCER

  • 45 cursos em 13 eixos diferentes;
  • 10 mil vagas para pessoas em situação de vulnerabilidade social;
  • 10 municípios atendidos (1 em cada região de Rondônia);
  • Todos beneficiários recebem auxílio de R$ 200 por mês, durante um ano;
  • Todos beneficiários receberão ao final do curso, um kit respectivo para iniciar os trabalhos;
  • Para participar é preciso residir em Rondônia, ter idade mínima de 16 anos, renda per capita, um salário mínimo, Cadastro Único (CadÚnico) e conta Gov.br.; e
  • Inscrições abertas até dia 2 de outubro de 2024, através do site oficial https://rondoniasocial.ro.gov.br/vencer

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br