Dados da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, apontam um crescimento de 18,6% no volume da produção de grãos na safra 2022/2023 no Estado de Rondônia. O estudo do décimo levantamento do Brasil Safra 2022/2023 coloca Rondônia acima da média nacional, que deve alcançar 16,5% de alta. O Estado produziu no período passado 790,1 milhões de toneladas. O estudo prevê um salto para 936,9 milhões no final dessa nova safra de grãos. Os níveis de produtividade também estão elevados, segundo a Conab. A estimativa é o crescimento de 19,2% em relação aos números anteriores.
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, contribui para a boa produtividade do Estado com a implementação de programas estaduais de distribuição de calcário, máquinas e implementos agrícolas, transferência de tecnologia para melhoria do solo, entrega de mudas e sementes, além da assistência técnica ofertada aos produtores rurais.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, enfatiza o trabalho realizado. “Nosso foco é o pequeno produtor, a agricultura familiar, mas estamos exitosos com os resultados preliminares porque nossa economia cresce, gerando emprego e renda para todos”, acrescentou.
Segundo os estudos da Conab, outro fator que contribuiu para o recorde deste ano foi o regime de chuvas prolongado que favoreceu o desenvolvimento das culturas, garantindo no aumento da produtividade.