16 de junho de 2024

Sedam realiza atividades de Educação Ambiental com pescadores e promove a retirada de material irregular em rios

Facebook
Twitter
WhatsApp

Buscando promover educação ambiental por meio de orientação e instrução à comunidade e pescadores, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, realiza nesta semana mais uma missão embarcada, que consiste em percorrer as margens dos rios com uso de caiaques. Além do processo de conscientização, a ação busca retirar redes de tamanho impróprio ou instaladas em locais ou trechos vedados, conforme legislação em vigor. A missão é realizada pelo  Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga de Ji-Paraná, juntamente com o Batalhão de Polícia Ambiental – BPA e percorre rios em Alvorada do Oeste, Presidente Médici e Ji-Paraná.

Durante o percurso é possível observar as condições de conservação das margens dos rios e executar a limpeza

Durante o percurso é possível observar as condições de conservação das margens dos rios e executar a limpeza, retirando resíduos descartados irregularmente, que demorariam anos para se decompor dentro dos rios ou em suas margens. Esse trabalho é fundamental para conservação das espécies que vivem nos referidos rios e toda fauna aquática do local.

De acordo com o gerente do Erga de Ji-Paraná, Hermerson Alvarenga, os cuidados com os recursos naturais têm sido uma preocupação constante. “Esse trabalho tem sido de extrema relevância para proteção da biodiversidade, ao tempo em que preserva os corpos hídricos e orienta cidadãos quanto aos procedimentos de pesca e proibição de lançamento de resíduos sólidos nos rios”, destacou.

A agente de Proteção Ambiental, Marcia Gomes de Oliveira, também avaliou a importância da missão embarcada.

“A atividade em questão é muito importante porque redes de pesca com malhas muito pequenas, por exemplo, capturam peixes que ainda não chegaram à idade reprodutiva, retirar do rio um peixe que ainda não reproduziu, é retirar também todo o material genético daquele peixe, diminuindo assim a diversidade biológica daquele lugar”

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br