20 de setembro de 2024

Ação promovida pelo Governo de Rondônia beneficia agricultores familiares em Porto Velho

Facebook
Twitter
WhatsApp

Uma ação promovida pelo Governo de Rondônia em parceria com diversas instituições com o objetivo de ajudar agricultores familiares na comunidade Terra Santa, localizada na zona rural de Porto Velho, levou atendimentos, serviços e orientação sobre as políticas públicas desenvolvidas pelo governo do Estado.

A ação contou com a participação de órgãos estaduais, federais e municipais: Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron, Departamento Estadual de Trânsito – Detran, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Sema e instituições financeiras.

De acordo com secretário da Seagri, Luiz Paulo, a iniciativa teve o objetivo de proporcionar suporte e auxílio as famílias que dedicam suas vidas à agricultura e enfrentam diversas dificuldades para prosperar em suas atividades. “Com foco na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades, o governo de Rondônia e as instituições parceiras se uniram para oferecer soluções efetivas”. explicou.

A Secretaria Municipal da Assistência Social em Porto Velho – Semasf, por meio do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cotinha, realizou o cadastro único dos agricultores e emitiu a carteirinha de idosos para aqueles que se enquadravam nessa categoria. E quem aproveitou essa oportunidade foi a agricultora Iracema Parentes Mendes, que mora há 20 anos na comunidade, ela comentou que ações como essas fortalecer o setor agrícola local e ainda promove a inclusão social para as famílias. “É muito gratificante ver o governo de Rondônia e seus parceiros preocupados com as necessidades da nossa comunidade, eu mesma aproveitei para fazer a minha carteira de idoso e estou muito feliz”,  afirmou.

A Idaron realizou o cadastro para os produtores interessados em comprar defensivos agrícolas e também o recolhimento de embalagens. As instituições financeiras orientaram sobre linhas de crédito disponíveis para os agricultores. A Embrapa explicou sobre o manejo de solo e adubação orgânica, fornecendo informações valiosas para os agricultores.

A Emater orientou sobre o Cadastro Ambiental Rural – CAR e o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar – CAF. Além disso, também ofereceram informações sobre o cadastro para aquisição de milho, nota do produtor, e ainda distribuíram hipoclorito para todos os agricultores interessados.

Além dos serviços relacionados à agricultura, outras instituições estavam presentes para oferecer apoio aos agricultores. O INSS forneceu informações sobre auxílio aposentadoria e auxílio maternidade. O Incra estava presente para dar orientações sobre a regularização fundiária aos agricultores. A Sema também estava dando orientações ambientais.

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br