Um grupo de quase 30 estudantes de direito das Faculdades Associadas de Ariquemes (FAAR) fizeram uma visita ao Ministério Público de Rondônia (MPRO) em Porto Velho nesta sexta-feira (1º/12). A visita faz parte do projeto de extensão “Carreiras Jurídicas”.
A primeira parada do grupo foi o Memorial do MPRO, onde os alunos foram recebidos pela Promotora de Justiça Yara Travalon, que falou da importância de conhecer a história e a memória das instituições na formação acadêmica e pessoal desses futuros integrantes dos Sistemas de Justiça. Já no auditório, o Procurador de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo conversou com os alunos apresentando projetos da Instituição.
Adiante, os estudantes conheceram as demais instalações internas do edifício-sede do MPRO e na parte externa visitaram o mural “Brasileiras e Brasileiros”, feito pelo artista Eduardo Kobra.
Para a professora e advogada Cynthia Lamounier, responsável pelo grupo, a experiência é de grande relevância no processo de ensino e aprendizagem. “Todos estão encantados com esse “turismo jurídico”. É uma grande diferença para eles saírem das salas de aula e entrarem no Ministério Público, nos tribunais. São saberes práticos muito importantes e um incentivo para o despertar das carreiras jurídicas”, comentou a professora.
Durante todo o dia, além do MPRO, os alunos devem visitar o Tribunal de Justiça de Rondônia, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia, Justiça Federal, Ordem dos Advogados do Brasil em Rondônia e Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO).