Na terça-feira (23), um grupo de 12 garimpeiros foi capturado por indígenas na Terra Yanomami, conforme relatado pela Urihi Associação Yanomami (UAY). Os indígenas entregaram os invasores para agentes da Força Nacional, que estão em operação no território.
O incidente ocorreu em uma área conhecida como “Malária”, localizada na região de Homoxi, uma das áreas mais afetadas pela atividade ilegal de garimpo dentro do território Yanomami, que se estende entre os estados de Roraima e Amazonas.
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e o governo informaram que os garimpeiros estão sob escolta da Força Nacional e, na manhã desta quarta-feira (24), serão transportados por avião para a sede da Polícia Federal em Boa Vista.
Essa ação de captura realizada pelos indígenas demonstra a sua determinação em proteger o seu território e preservar a integridade da Terra Yanomami. A atividade ilegal de garimpo na região é uma ameaça significativa para o meio ambiente, a saúde dos indígenas e a própria existência cultural dos Yanomami.