Há poucas semanas, o ex-carcereiro de Lula no período em que ficou preso em Curitiba, o agente da Polícia Federal Jorge Chastalo, se encontrou com o presidente no Palácio do Planalto. Essa foi a primeira reunião entre ambos desde que Lula foi eleito.
Lula e Chastalo já tinham conversado por telefone em algumas ocasiões. O presidente chegou a consultá-lo sobre o cenário político do Peru, quando o policial foi adido da PF no país, e lhe telefonou para desejar feliz aniversário. A última vez que Lula e Chastalo se viram pessoalmente foi em um churrasco, em 2019.
O motivo da conversa, desta vez, foi a possibilidade de o policial trabalhar na equipe de segurança presidencial, em Brasília. Desde janeiro, Chastalo retornou ao Brasil e voltou a atuar em Curitiba. As tratativas para que ele seja realocado para a capital federal já envolvem a cúpula da PF.
Chastalo pode ser o segundo ex-carcereiro de Lula a integrar a equipe de segurança do presidente. O agente da PF Paulo Rocha conhecido como Paulão trabalha com Lula desde da campanha, como revelou a coluna.
Em 2022, Chastalo declarou publicamente que votaria no petista e disse que fez a escolha “com todo vigor do seu peito”.