Com uma comunicação agressiva, que chega ao eleitorado de forma forte e constante, o ex-vereador Rafael Bento (Rafael Fera) é hoje o nome a ser batido nas eleições de outubro próximo. Principal adversário da prefeita Carla Redano e do deputado e futuro presidente da Assembleia Alex Redano, Rafael tem liderado as diversas enquetes feitas no município, especialmente depois que conseguiu liminar na justiça que lhe garante o direito de disputar a eleição.
Rafael teve seu mandato cassado na Câmara de Vereadores a pedido da própria prefeita, que alegou perseguição pessoal e falta de decoro parlamentar, mas ao invés desta situação o prejudicar, acabou divulgado ainda mais o seu nome, atribuindo à prefeita uma perseguição política, exatamente por conta da eleição de 2024.
Em ação forte nas redes sociais, Fera conseguiu convencer o eleitorado que a sua cassação foi uma prévia da disputa da prefeitura disputada no “tapetão” e, patrocinado pela prefeita, que estaria com receio de encará-lo nos palanques e no horário eleitoral.
Hoje a eleição municipal de Ariquemes está polarizada entre a prefeita e o ex-vereador. Há ainda um terceiro nome, do ex-vice-prefeito Lucas Follador, que tenta ganhar corpo, mas não tem conseguido eco nas suas propostas iniciais.
A liberação de Rafael para concorrer à prefeitura é temporária e pode ser revogada a qualquer momento. Ainda filiado ao podemos, dificilmente permaneça na legenda, visto que o partido compõe hoje o governo de Rondônia, que certamente estará com a prefeita na campanha municipal.
Certamente, durante o período pré-eleitoral, haverá tentativa de derrubada desta liminar, que pode acontecer a qualquer momento e por qualquer interesse e de Fera não puder disputar a eleição, dificilmente consiga construir um nome para sucedê-lo, uma vez que a oposição não se preocupou em construir uma base sólida, apostando todas as fichas no ex-vereador Rafael.
A forma agressiva de atuação de Rafael, no entanto, é uma das preocupações do eleitor de Ariquemes, uma vez que um administrador público precisa de bom relacionamento com os demais poderes, especialmente no que diz respeito à Assembleia Legislativa, Congresso Nacional, Governo do Estado e Governo Federal, uma vez que a maior parte dos recursos são oriundos de emendas parlamentares, ou repasses diretos dos executivos estadual e federal. Combatente por natureza, a população teme que, se eleito, Rafael não consiga abrir as portas fechadas pela atuação política.