20 de junho de 2024

Saneamento básico: Ariquemes inaugura novo sistema de esgotamento sanitário

Facebook
Twitter
WhatsApp
Com nova estrutura, município chega a 22% de cobertura de esgotamento sanitário
O novo sistema de esgotamento sanitário de Ariquemes foi inaugurado nesta terça-feira (30). A nova estrutura contempla a implantação de cerca de 40 quilômetros de redes coletoras, a nova Estação Elevatória de Esgoto (EEE), e a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Com os investimentos, o município chega a 22% de cobertura de esgotamento sanitário. As obras foram executadas pela concessionária Águas de Ariquemes, que prevê ainda para os próximos 5 anos a implantação de mais 120 quilômetros de novas redes, e cobertura de 70%.
A cerimônia que marca o avanço do município no saneamento básico, foi realizado nas instalações da nova ETE, localizada no quilômetro 519 da BR-364, e contou com a presença de autoridades políticas e da sociedade civil.
Segundo a prefeita de Ariquemes, Carla Redano, a nova ETE é um avanço para o município, e trará benefícios para a saúde pública, meio ambiente e valorização imobiliária. “Nós estamos com 22% de cobertura na parte de rede de esgoto, fechando aí até o final do ano com 30%. E, nos próximos 5 anos queremos fechar 70% de cobertura, trazendo muitos benefícios à saúde pública. E, a gente fica feliz que esses investimentos que foram feitos, e é um benefício para toda a cidade de Ariquemes”, destacou a prefeita.
A ETE Jamari atenderá inicialmente os setores 1, 3, 5 e parte do BNH, que receberam as obras de implantação das redes coletoras de esgoto, e logo serão interligados ao novo sistema de esgotamento sanitário do município. São mais de 6 mil imóveis aptos à conexão.
A estação de tratamento é composta por 15 tanques dividido e 3 etapas de tratamento, e tem capacidade de tratar 20 litros de efluentes por segundo. Conta com equipamentos modernos, e de alta tecnologia, atendendo as exigências e normativas ambientais de tratamento.
“A inauguração da nova estrutura de esgotamento sanitário de Ariquemes, reforça o compromisso contínuo da concessionária em fornecer serviços de saneamento de alta qualidade para a comunidade. Estamos empenhados em promover o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. Entregamos para a população 22% de cobertura de esgotamento sanitário, um marco para o município em desenvolvimento e qualidade de vida para os ariquemenses”, destacou o diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Ary Carlos Laydner.
Durante a cerimônia de inauguração, o empresário João Gonçalves, proprietário da maior rede de supermercados de Rondônia assinou o primeiro contrato de prestação de serviço de esgotamento sanitário do município. “É uma expectativa que a gente tinha há muito tempo, de ter rede de esgoto na nossa cidade, e em Ariquemes é um presente essa ligação, e a gente agradece muito”.
Para Marcos José, líder comunitário do Setor 1, o avanço do saneamento é motivo de felicidade e de melhoria para a saúde dos moradores. “Quando eu cheguei aqui (Ariquemes) em 1986, eu assustei com a fossa, eu nem conhecia. Então, quando falaram que ia fazer a Estação de Tratamento do Esgoto, foi a maior alegria, porque é saúde, o saneamento básico é importante. E o setor 1 é um dos primeiros bairros a serem beneficiados”, disse.
A cidade já conta com mini ETEs, que atendem os bairros Zona Sul e Feliz Cidade, e o novo sistema de esgotamento sanitário recebeu um investimento de cerca de 30 milhões de reais. Para os próximos 5 anos, a concessionária irá investir cerca de 50 milhões de reais em saneamento básico no município, que contempla ainda a implantação de mais 120 quilômetros de novas redes de esgoto. E expectativa é que a cobertura de esgoto chegue a 70%.
A Águas de Ariquemes faz parte do grupo Aegea, líder no setor privado em saneamento. Em Rondônia, atua no estado, por meio das concessionárias Águas de Ariquemes, Águas de Pimenta Bueno, Águas de Buritis e Águas de Rolim de Moura.

Compartilhe

Picture of Alerta Notícia

Alerta Notícia

Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens. Nós usamos cookies em nosso site para oferecer a melhor experiência possível.

Para mais informações sobre e-mail

Whatsapp – 69 992491509

E-mail –[email protected]

Comentários

Feito com muito 💜 por go7.com.br