“O processo de desmame gera estresse ambiental, social e nutricional aos leitões. A etapa está associada a alterações significativas na microbiologia, fisiologia e imunologia do trato digestivo desses animais. Todas essas alterações ocorrem em momento que o intestino do leitão não está totalmente formado e, por isso, essa fase é geralmente caracterizada por uma alta incidência de perturbações intestinais e a eficiência alimentar é prejudicada, o que pode ter como consequência o crescimento abaixo do nível ideal e, mais preocupante, até mortalidade acima dos níveis aceitáveis”, ressalta Bruno Amorin, Coordenador de Produtos da MCassab Nutrição e Saúde Animal.
Maurílio também alerta para os desafios dos primeiros dias de creche. “São os mais críticos e, por isso, a dedicação deve ser intensa para que a leitegada se adapte ao novo sistema. Conhecer bem as etapas dessa fase é crucial para que o produtor evite perdas e tenha queda do desempenho zootécnico dos suínos. Assim, o bom planejamento e as boas práticas são fundamentais para garantir o bem-estar animal, a produtividade e, claro, a rentabilidade do negócio.”
Um dos pontos de atenção que mais interfere na saúde dos leitões durante esse período é a alimentação. A dieta balanceada e saudável auxilia na prevenção de doenças e no crescimento sadio. “A alimentação equilibrada é um dos fatores decisivos para o sistema imunológico dos leitões permanecer forte e funcionar corretamente. Para isso, oferecer suplementos de qualidade é uma forma eficaz de proporcionar melhor desenvolvimento dos leitões”, esclarece Maurílio.
Para superar esse desafio, a Ajinomoto do Brasil desenvolveu o AminoGut, solução que auxilia na manutenção da integridade e saúde intestinal e contribui para o desenvolvimento e maturação do sistema imunológico, aliviando os efeitos negativos causados por estresses ambientais. O produto é comercializado com exclusividade pela MCassab Nutrição e Saúde Animal.
“O AminoGut provê aminoácidos essenciais prontamente disponíveis ao sistema imunológico, sendo assim uma solução de suporte para a saúde dos suínos quando eles mais precisam. O produto atua diretamente na multiplicação e na renovação dos enterócitos, preservação das microvilosidades e prevenção das atrofias das vilosidades intestinais. É um produto estratégico para suporte ao sistema imunológico em situações de desafio, além de contribuir para melhorar o desempenho e proporcionar retorno econômico para a granja”, relata Bruno Amorin, que completa: “Entre os maiores benefícios do produto estão o maior peso vivo na saída da creche, a melhor conversão alimentar, a menor mortalidade e a maior produção de carne com menor quantidade de ração consumida no período”.
Sobre a MCassab – O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, de 94 anos, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano mais de 3.000 diferentes produtos e tem faturamento anual de R$ 2,65 bilhões (dados de 2021). O grupo possui seis grandes áreas de atuação. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia, é um dos cinco maiores empreendimentos de piscicultura do Brasil e exporta para sete países, inclusive os Estados Unidos. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica. Ciente do seu compromisso com as pessoas, o meio ambiente e a governança corporativa, a MCassab publicou o seu Relatório de Sustentabilidade 2021, cuja íntegra é acessível pelo link: https://bit.ly/3iIbESu. Mais informações: www.mcassab.com.br
Sobre a Ajinomoto do Brasil – Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto é uma multinacional japonesa e referência mundial em aminoácidos. A empresa oferece produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. O Grupo Ajinomoto obteve faturamento global de US$ 10,2 bilhões e nacional de R$ 3 bilhões no ano fiscal de 2021. Atualmente, está presente em 36 países, possui 120 fábricas e cerca de 33 mil funcionários em todo o mundo.