Campanhas educativas, medidas que reforçam a segurança no trânsito e investimentos para aprimoramento das sedes regionais fazem parte de ações do Governo de Rondônia que visam fortalecer a atuação desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), com unidades presentes nos 52 municípios do Estado. A Autarquia apresentou o balanço das atividades relativas à Educação de Trânsito, fiscalização, emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), investimentos em infraestrutura e participação em eventos realizados no 1º trimestre de 2024.
O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes reafirmou o compromisso da Autarquia em fortalecer a segurança viária. “Continuaremos realizando ações educativas, projetos pedagógicos, palestras, blitzes educativas e orientações ao público, sempre objetivando a mudança de comportamento dos usuários das vias e a redução de sinistro de trânsito” ressaltou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, reforça que, “é de fundamental importância todo o trabalho desenvolvido pelo Detran-RO visando apresentar à sociedade ações voltadas para o melhor atendimento ao público, facilitando o acesso quanto aos serviços prestados, preservando vidas no trânsito por meio de ações educativas, orientando e sensibilizando condutores, além de ações de fiscalização. Também destacamos os cursos que formam e capacitam profissionais que contribuem para um trânsito mais seguro. Durante a formação, os condutores estão adquirindo conhecimentos sobre as leis que regem o trânsito, e para os que já atuam na área representam uma atualização”, salientou.
EDUCAÇÃO
Somente com as campanhas educativas e atendimentos de pessoas em todas as unidades do Detran-RO, que concernente às atividades desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran), foram assistidas 190 mil pessoas, num total de 974 atividades executadas neste primeiro trimestre de 2024, junto ao público-alvo.
As atividades da EPTran são divididas em campanhas educativas, tais como: “O Pedestre”, “Respeite meu espaço”, “Álcool e direção”, “O Motociclista”, “Férias Escolares”, “A paz no trânsito começa por você”, “As rodovias e o motociclista”; além de projetos pedagógicos como: “Educar para a vida” direcionado à Educação Infantil, Fundamental I e II, Ensino Médio e comunidade escolar; também projetos como o Mobilidade Cidadã, Condutor Legal: Motorista Camarada, Motociclista como Protagonista; que são executadas através das blitzes educativas, Pit stops, palestras, entre outras.
FISCALIZAÇÃO
Dentre as atividades da Diretora Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), foram adotadas medidas para garantir a segurança no trânsito. No primeiro trimestre, o Detran-RO realizou 67 Operações da Lei Seca, em combate à embriaguez na direção veicular. Foram constatados 536 casos de embriaguez, sendo 232 casos acima do permitido por lei, ou seja, com mais de 0,3 mg de álcool por litro de ar alveolar ou 6 dg de álcool por litro de sangue, ou com a capacidade psicomotora alterada por outra substância psicoativa.
Além dessas, foram realizadas outras 13 operações de combate aos “rolezinhos”, com duas situações de embriaguez; foram 124 ações de apoio às ações educativas; 119 de promoção à segurança viária; 68 ações orientativas de combate à condução de veículos automotores sem habilitação, com 5 prisões por embriaguez; 116 ações convencionais de combate as violações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com 30 casos detectados de embriaguez.
HABILITAÇÃO
O Detran-RO emitiu neste primeiro trimestre um total de 41.834 habilitações, destas, 4.304 são de primeira habilitação, com 840 emissões de mudança de categoria.